SERVIÇOS
Orçamentos Grátis
12 dicas para aumentar as vendas online

12 dicas para aumentar as vendas online

Atualmente, reforçar a presença online tem sido uma das formas de muitas empresas conseguirem sobreviver a esta crise. A realidade, é que o nosso mercado é pequeno e, por isso, as empresas açorianas têm que se esforçar ainda mais, para manter os seus rendimentos. Muitos viram as vendas online como uma solução.

 

vendas online

Já falamos aqui no blog sobre algumas das dúvidas que os empresários nos colocam sobre este meio de vendas e os seus vários benefícios [leia aqui o artigo “Loja online significa ter mais trabalho?”]. Hoje, viemos falar de como pode aumentar as vendas na sua loja online.

 

Desde o começo da pandemia Covid-19, tivemos contatos no sentido de ajudar várias empresas açorianas a criarem novas estratégias, para venda dos seus produtos, que passaram pelo desenvolvimento de lojas online.

No entanto, com esta nova realidade, o mercado online tem-se tornado ainda mais competitivo. Por isso, para além de um website bem construído, que seja responsive, tenha um design apelativo, uma boa gestão de conteúdos e manutenção regular, recomendamos desenvolver algumas ações dentro da sua loja online:

 

1. Criar promoções e preços competitivos. Afinal a sua concorrência online não é apenas a loja do “vizinho”, mas pode ser o mundo todo, e se a sua loja não tiver algo de diferenciador, que cative os clientes, muito dificilmente vai vender bem. Sugerimos que crie promoções em épocas especiais, pode vender alguns produtos que são exclusivos da loja online ou até pode oferecer os portes de envio entre ilhas ou para o continente.

 

promoções vendas online

 

2. Imagem dos produtos. As fotografias dos seus produtos devem ter elevada qualidade e ter uma boa apresentação, ou seja, demonstrar o produto de variadas formas. Pode fazer isso tendo imagens de vários ângulos ou, ainda, melhor ter uma imagem 360º ou um vídeo a demonstrar a utilização do produto. As pessoas querem perceber o que estão a comprar e, como não podem ver e tocar, é importante oferecer outro tipo de experiência.

 

3. Informações detalhadas do produto. Todos os produtos devem ter uma descrição detalhada, ou seja, quais são as principias características daquele produto, medidas, peso, materiais, etc. As pessoas procuram saber o máximo de informação possível, antes de realizarem uma compra. Até pode acrescentar alguma informação sobre como o produto foi feito. Muitos consumidores quando compram produtos regionais, gostam de saber como é que foram produzidos.

 

4. Stocks atualizados. Este ponto é extremamente importante! Se existe coisa que faz o cliente não voltar ao site é uma compra frustrada, ou seja, ver um produto e afinal não poder comprá-lo, porque não tinha stock ou porque o prazo de entrega não foi o prometido por rutura de stock. Especialmente, para uma pessoa que vive longe e tanto espera por receber a sua encomenda dos Açores. Por isso, certifique-se que tem os stocks atualizados.

 

5. Várias formas de pagamentos. Disponibilize o maior número de métodos de pagamento possível, dentro do seu mercado. Por exemplo, nos Açores, muitas pessoas gostam de pagar por referência multibanco, já se for um cliente de outro país, poderá preferir pagar por MBWay, PayPal ou cartão de crédito. Por isso, é importante que dê várias opções aos clientes.

 

pagamentos vendas online

 

6. Feedback de clientes. Já falamos no nosso blog sobre a importância de pedir feedback aos seus clientes (veja aqui o artigo). Numa loja online, ter feedback positivo é essencial, para continuar a vender determinado produto. Como por cá dizemos, o “boca a boca” é a melhor publicidade que pode ter. O cliente procura sempre pela opinião de outras pessoas. Seja proativo e incentive os seus clientes a deixar feedback na sua loja.

 

7. Tempos de resposta rápidos. Tudo o que acontece online, acontece muito depressa. Com as facilidades que as lojas online oferecerem, as pessoas fazem compras quase imediatas. No entanto, muitas delas precisam de esclarecimentos antes de efetuar a compra. Por isso, esses clientes esperam obter respostas rápidas ou mesmo imediatas, para as suas questões, caso contrário, podem ir comprar a outro lugar. Por exemplo, pode tirar 1 hora no início do dia para responder às questões feitas no dia anterior.

 

8. Envios rápidos. O mesmo acontece com os envios. Para além de terem de ser rápidos, é importante notificar os clientes desse mesmo envio e dar o máximo de informação possível, como a data prevista para entrega, o estado da encomenda, tracking number, etc. Estas informações podem até ser criadas e enviadas de forma automática.

 

entregas vendas online

 

9. Use a subscrição de newsletters. Esta é outra ferramenta muito eficaz, para fidelizar os seus clientes. Tenha um formulário para subscrição de newsletters na sua loja online. Poderá aparecer em forma de pop-up, quando o cliente entra no site, oferecendo um desconto, se a pessoa subscrever à newsletter. Depois de inscrita, poderá continuar a enviar promoções, ofertas, etc.

 

10. Remarketing. Com certeza, já lhe aconteceu ver um produto num site e depois este produto “perseguir-lhe” no Facebook. Isto chama-se anúncios de remarketing ou retargeting. Este tipo de anúncios têm um impacto muito forte no consumidor, pois relembra-o daquele artigo ou daquela marca pela qual pesquisou e pode, até mesmo, relembrar de continuar a sua compra.

 

11. Use as redes sociais. Muitos negócios, nos Açores, fazem vendas diretamente no Facebook e isto funciona, até certo ponto. À medida que o negócio aumenta e as vendas online crescem, começa a tornar-se difícil gerir tudo através dessa plataforma, enquanto que na loja online pode ser tudo feito de forma automática.

As redes sociais são sim uma excelente forma de levar pessoas para sua loja online, promovendo campanhas, passamentos, saldos, ofertas especiais para quem segue as suas páginas e pode até interligar o Marketplace do Facebook com a sua loja.

 

vendas online facebook

 

12. Crie um blog. Também tem a possibilidade de atrair potenciais clientes, criando conteúdos relevantes para o seu público alvo. Com um blog é possível cativar mais pessoas para a sua loja, mas é também uma forma de criar uma maior proximidade e relação com essas pessoas. Por exemplo, se vende vinhos açorianos poderá escrever artigos sobre receitas que acompanham bem com determinado vinho.

 

Sabemos que o mercado açoriano é pequeno, mas se seguir estas dicas, poderá potenciar muito a sua loja online e fazer, de facto mais vendas. Diferencie-se da concorrência e crie estratégias para atrair mais clientes.

 

Se tiver dúvidas sobre como fazê-lo, fale connosco.

Email: geral@acorespro.com
Tel.: 296 684 900/916 636 504
Messenger: m.me/AcoresPRO

Postado por: Cátia Soares