SERVIÇOS
Orçamentos Grátis
Google My Business – o que é, vantagens e como usar

Google My Business – o que é, vantagens e como usar

Para quem tem um negócio local e se quer posicionar acima da concorrência, o Google My Business é o aliado ideal. Esta ferramenta crucial ajudá-lo-á a interagir com o seu público-alvo, ao mesmo tempo que irá fornecer informações a atuais e potenciais clientes. Muitas vezes, o primeiro contacto que um potencial cliente tem com a empresa é através de uma breve pesquisa na internet e é aí que entra o Google My Business: permite-lhe ter uma maior presença online, quando, por exemplo, alguém procura nos motores de busca a categoria em que a sua empresa está inserida, esta aparecerá nos resultados de pesquisa.

Neste artigo, explicamos-lhe como começar a tirar o máximo partido desta plataforma, que irá auxiliar a sua empresa.

 

O que é?

O Google My Business é uma plataforma grátis e de fácil utilização, que permite às empresas ter uma maior visibilidade e presença no mundo digital. Esta inclui a procura nos motores de busca e nos mapas e, do ponto de vista do marketing digital, essa ligação é decisiva. Por exemplo, na pesquisa da categoria do serviço pretendido, neste caso, por uma empresa de marketing digital, mesmo sem se especificar qual, o motor de busca apresenta os resultados principais ao mesmo tempo que lhe apresenta a localização desta no mapa:

 

Localização google

 

Quais as vantagens de aderir ao Google My Business?

De entre as vantagens que já indicamos neste artigo Google My Business: porque é importante para o seu negócio, esta ferramenta tem muitos outros truques na manga.

Ao estar presente na internet, estará também presente nas casas de todos os seus atuais e potenciais clientes. Estará à distância de um clique das informações que o seu cliente possa necessitar naquele momento, sem ter que se deslocar ao local. Sejamos sinceros: ninguém gosta de perder muito tempo com telefonemas ou deslocações, não é? A sua empresa ao estar listada no Google faz com que potenciais clientes a descubram e coloca-a acima da competição, o que, consequentemente, irá gerar mais vendas.

 

Como começar a usar o Google My Business?

 

Já lhe explicamos os pontos principais do Google My Business e agora está na hora de os pôr em prática. Vamos começar? Com a nossa ajuda estará a apenas uns passos de melhorar a visibilidade do seu negócio e, para isso, tudo o que tem de fazer é:

1. Aceder ao site https://www.google.com//business/ – após aceder ao site, clique no botão “Gerir agora” (é necessário ter uma conta Gmail):

 

Google my business

 

2. Procurar o nome da empresa, como mostra a imagem seguinte:

 

google

3. Escolha a categoria que melhor se adequa à sua empresa;

 

4. Adicione a localização (no caso de a sua empresa ter um local físico);

 

5. Adicione o seu contacto;

 

6. Reivindique o seu negócio – irá receber um cartão-postal (este processo pode demorar algum tempo, pois a Google tem de se certificar que a empresa existe e que tem um local físico). Quando reivindicar o seu negócio poderá fazer muitas outras alterações: adicionar mais detalhes e informações, possibilitando, assim, ter uma melhor classificação nos motores de busca e nos mapas;

 

7. Após ter o seu cartão, pode já começar a trabalhar na sua visibilidade online:

 

7.1. Adicione informações relevantes – depois de já ter listado a sua empresa, o próximo passo é adicionar toda a informação relevante: categoria, descrição, morada, ligação para o seu website, horário e dias de funcionamento (incluindo o horário nos feriados), horas de pico, serviços e número de telefone;

 

7.2. Adicione fotografias – este é um passo muito importante a dar com o Google, pois os consumidores gostam de ver fotografias do espaço antes de se deslocarem lá, também para saber com exatidão onde fica o espaço (ninguém gosta de andar às voltas à procura de um sítio, não é verdade?);

 

Google MB fotos

 

7.3. Faça publicações frequentemente – é importante criar publicações, seja para anunciar novidades, eventos ou ofertas e coloque a sua localização, pois o Google interpreta isso como sendo uma empresa mais ativa, gerando, assim, melhores classificações, ao mesmo tempo que encoraja outros usuários a visitar o espaço físico.

 

7.4. Adicione atributos e funcionalidades especiais – existem funcionalidades especiais para contas empresariais, dependendo da categoria que escolheu. No caso dos restaurantes e bares, estes podem exibir menus, adicionar uma ligação para encomendas e reservas online, mostrar os pratos mais populares e sugestões; os hotéis podem exibir a sua classificação e as comodidades oferecidas; e as pequenas e médias empresas podem adicionar catálogos de produtos;

 

7.5. Encoraje os seus clientes a deixar comentários e opiniões – uma boa opinião pode ser um fator decisivo na hora do utilizador optar pelo seu produto. A classificação e os comentários informam outros potenciais consumidores sobre o que esperar ao recorrer ao seu serviço ou produto. Responder a esses comentários de forma sincera (por exemplo, quando necessário, admitir algum erro por parte da empresa), ajuda a estabelecer uma relação mais próxima e fiável com os seus atuais e potenciais clientes.

 

Para além destas dicas, deve também certificar-se que o seu website funciona de forma consistente, que é de fácil utilização e que se adapta a qualquer tipo de ecrã, pois muitos dos utilizadores fazem pesquisas através do telemóvel. Se algumas ligações no seu site estiverem corrompidas ou se o site estiver a responder mal, a sua classificação no Google também será afetada.

 

Outro aspeto a ter em conta são as palavras-chave. Ao adicionar palavras-chave no seu site baseadas na localização, o Google irá mostrá-las nos resultados de pesquisa e, deste modo, os clientes irão encontrar mais facilmente a sua empresa. Pode colocar estas palavras-chave não só no separador dos contactos, mas também nos serviços e até em publicações do blog.

 

Se ainda tem dúvidas sobre como fazer o registo ou como pode obter mais visibilidade através do Google My Business, fale connosco. Adoramos ajudar!

Email: geral@acorespro.com

Tel.: 296 684 900/916 636 504

Messenger: m.me/AcoresPRO

Postado por: Cátia Soares