SERVIÇOS
Orçamentos Grátis
CRM – o que é e quais as vantagens para pequenas empresas?

CRM – o que é e quais as vantagens para pequenas empresas?

Ao manter uma relação produtiva com os seus clientes, estará também a apostar no futuro da sua empresa. O Customer Relationship Management (CRM), ou gestão de relacionamento com o cliente, é o sistema que permite à sua empresa organizar e registar todos os passos que um consumidor tem com esta, através de estratégias, ferramentas e técnicas que visam o desenvolvimento, retenção e aquisição de clientes.

 

Quais as vantagens do CRM?

“Mas então, de que modo é que este sistema pode ajudar a minha empresa?” é a pergunta certa a fazer e à qual iremos responder com este artigo, esclarecendo como este sistema poderá trazer-lhe muitos benefícios e ajudá-lo a crescer. Assim, o CRM permite:

 

1.Ter todas as informações necessárias sobre os seus clientes disponíveis num só lugar:

Sabemos que é difícil traçar o perfil de cada consumidor, pois cada pessoa tem os seus hábitos, gostos e preferências. Mas, com o CRM, todo este processo simplifica-se. Numa só base de dados, que pode ser partilhada entre pessoas autorizadas, terá acesso ao histórico, hábitos de compra, preferências e opiniões dos seus clientes. Desta forma poderá traçar perfis individuais ou de grupo e criar uma ligação não só com atuais, mas também, potenciais clientes. Quando a relação entre a empresa e o consumidor é boa, há uma sensação de importância e lealdade para com a marca, gerando, assim, mais vendas.

 

CRM Cliente 

 

2.Reduzir custos:

Com a necessidade de atualizar os dados dos seus clientes frequentemente, o CRM ajuda a que a sua empresa se mantenha organizada e focada e cria espaço para serem postos em prática outros objetivos. A redução de custos na produção é uma mais-valia e, deste modo, as funcionalidades oferecidas por este sistema permitem-lhe otimizar a sua produção e investir na criação de produtos que sabe que os seus clientes querem comprar, tornando, assim, a produção mais rentável. E como o negócio precisa crescer com novos clientes, a sua angariação nunca foi mais fácil: o CRM coloca-o na pista certa de um potencial cliente. Eliminar a necessidade de ter estes dados impressos é outra mais-valia, pois todos os dados ficam armazenados eletronicamente, restringindo o uso de papel ao estritamente necessário, tornando isto uma boa forma de poupar dinheiro e o planeta.

 

3.Criar ofertas personalizadas através da análise de dados:

Já tem acesso aos dados dos seus consumidores, e agora? O que fazer com estes dados? O sistema CRM permite o acesso ao histórico de compras: quais os produtos mais adquiridos, as marcas mais procuradas e os preços mais desejados.  Se as necessidades dos consumidores forem antecipadas, identificadas e resolvidas com a maior rapidez possível, maior será a satisfação e, consequentemente, a sua fidelização. Conhecidos os padrões de consumo dos clientes, é mais fácil implementar, também, técnicas de marketing que sejam mais adequadas para o seu negócio, de forma a melhorar a experiência do consumidor.

 

4. Poupar tempo

A equipa de vendas precisa ser rápida e astuta para compreender as exigências do consumidor, fornecendo-lhe as melhores soluções para o negócio. Ao optar por usar um sistema CRM terá todas as informações agrupadas sobre os seus clientes, quais os produtos que estes preferem, aos preços e à sua localização, o que prepara a sua equipa para agir mais rapidamente e torna mais fácil bem servir os seus clientes e alcançar objetivos.

Para além disso, o CRM fornece processos definidos para aumentar as suas vendas, reduzir falhas de comunicação e executar tarefas, identificando novas oportunidades para o crescimento da sua empresa. Simplifique os processos, melhore o relacionamento com os seus consumidores e alcance novas metas.

 

CRM negócios

 

6.Facilidade na gestão da sua equipa:

A utilização do sistema CRM gera produtividade, pois ao ter acesso a estes dados, a sua equipa estará mais bem preparada para o tipo de relação e postura que a empresa pretende ter no mercado, bem como saber detalhadamente o desempenho dos seus funcionários. Estes saberão que produtos sugerir no momento certo e ao preço certo. Esta é mais uma forma de salvaguardar a sua empresa e evitar serem cometidos erros, ou seja, perder clientes.

 

Que informações se podem obter através do CRM?

Quando em contacto com um potencial cliente, a empresa consegue armazenar dados e, através destes, receber sugestões para melhorar a experiência do consumidor. Estes dados incluem:

– Nome completo;

– Número de telefone e e-mail, tendo em atenção qual o meio que o cliente deseja ser contactado;

– Nível de educação e profissão;

– Detalhes da vida familiar como, por exemplo, estado civil;

– Detalhes sobre o estilo de vida e os seus interesses em geral;

– Informação pessoal relevante como a data de nascimento e outros dados relacionados diretamente com o produto da empresa;

– Redes sociais mais utilizadas pelo cliente;

– Saber com que frequência o consumidor visita o site da empresa, bem como detalhes de compras já efetuadas;

 

CRM para pequenas empresas e a sua importância

Hoje em dia sabemos que os hábitos mudam, as necessidades alteram-se e os gostos variam com muita facilidade, pelo que é necessário cada empresa estar em cima do acontecimento e das necessidades de cada consumidor para melhor o servir e a verdade é que todas as grandes empresas tiveram de começar por algum lado. E estas conhecem bem a importância e os benefícios de usar o sistema CRM, pois ao investir neste sistema, estará a investir no desenvolvimento da sua empresa.

Mesmo as pequenas empresas beneficiam de CRM: se há uma base de clientes, ainda que pequena, há benefícios. A capacidade de colocar toda essa informação numa plataforma ajuda-o a poupar tempo e dinheiro, direcionando os esforços para outras áreas que possam carecer de mais atenção. Um dos mais conhecidos e bastante práticos, é o CRM Zoho, tem uma versão gratuita, que poderá experimentar a qualquer altura.

 

Não basta esperar que a relação entre você e os seus clientes cresça. São necessárias várias ferramentas e estratégias e nós podemos ajudar-lhe a crescer com o sistema CRM. Se ainda tem dúvidas, entre em contacto connosco através do e-mail: geral@acorespro.com ou, se preferir, através do telefone 296 684 900/916 636 504.

Postado por: Cátia Soares