SERVIÇOS
Orçamentos Grátis
Domínio .com ou .pt? Que domínio devo escolher para o meu website?

Domínio .com ou .pt? Que domínio devo escolher para o meu website?

Um endereço web contém vários elementos diferentes que ajudam a defini-lo e a ser lembrado pelos utilizadores e, neste artigo, vamos explicar uma das etapas muito importantes que faz parte da sua criação: o domínio.

 

O que é o domínio?

É o primeiro passo para criar o seu site: deve escolher o nome pelo qual as pessoas devem procurar o seu negócio na internet. É constituído por subdomínio, domínio de segundo nível e domínio de topo (TLD – Top Level Domain, em inglês). Este último refere-se ao último segmento de um nome de domínio, como exemplificamos a seguir:

1. Subdomínio – www

2. Domínio de segundo nível – acorespro

3. Domínio de topo – .com

Resumidamente, os TLD’s podem classificar-se em três categorias: domínios genéricos (.com, .org, .net, etc), domínios patrocinados (.gov, .edu, .mil, etc) e domínios específicos de cada país (ccTLD – Country Code Top Level Domain, em inglês) (.pt, .uk, .es, etc). Através de tantos domínios diferentes pode transmitir informações sobre o seu website. Estes são classificados tendo em conta a categoria do site associado e, deste modo, podem ser usados para identificar o propósito da página ou da localização geográfica.

A maioria dos sites utiliza o domínio .com, uma vez que os utilizadores estão mais familiarizados com este e associam-no como sendo fidedigno, logo, é mais provável que seja usado quando alguém faz uma pesquisa no navegador.

 

Como é que o domínio de topo afeta o SEO?

Como os domínios de topo servem para facilitar a categorização de páginas na internet, podem utilizá-los para identificar o seu propósito, mesmo sem a verificação do seu conteúdo. Deste modo, um domínio de topo é uma parte muito importante da identidade do seu website e, por isso, tem impacto nas estratégias de SEO. Como os algoritmos estão em constante atualização, é necessário estar atento aos resultados que os motores de busca priorizam, uma vez que os critérios mudam em função de novos hábitos e novas descobertas. A escolha de um TLD é crucial, pois irá afetar os rankings de pesquisa bem como a perceção dos utilizadores. A forma como o seu público reage a um nome desempenha um papel importante no modo como o seu site irá classificar-se nos resultados de pesquisa e, por isso, deve também escolher um nome rico em palavras-chave e ainda providenciar conteúdo de qualidade, de modo a posicionar-se melhor nos resultados, evitando que o seu site seja considerado SPAM e que caia no esquecimento. Os ccTLD (extensões de domínio de cada país) são uma mais-valia para os negócios que desejam atrair utilizadores de um determinado local, pois estão a atrair o público certo em função da localização. Contudo, isto não permite que o seu site fique bem posicionado a nível global.

Se ainda se estiver a questionar, “Mas o domínio é realmente importante? Qual devo escolher?”, a nossa resposta é sim e passaremos a esclarecer no próximo tópico.

 

Que domínio devo escolher para o meu site?

Ter o domínio certo pode sempre ser uma mais-valia para o seu negócio, pois ajuda a direcionar os utilizadores para o seu website. Cada TLD tem o seu próprio significado e, antes de se lançar na escolha do TLD, deve ter em atenção os seguintes fatores:

– A finalidade do site – se o seu propósito é comercial (.com), se é um site sem fins lucrativos (.org), etc;

– O negócio;

– O público-alvo.

Tecnicamente é livre de escolher qualquer domínio, mas isso poderá prejudicá-lo na hora de vender, pois não há clareza do propósito da sua marca no seu domínio. Dito isto, se pretende que a sua empresa seja reconhecida internacionalmente, a escolha mais acertada será optar por um domínio de topo genérico, como o .com. Desta forma, poderá criar subpastas (.com/pt) ou subdomínios (pt/site.com) para cada idioma que desejar. Mesmo que não pretenda lançar-se no mercado internacional, esta extensão é muito popular e sempre uma boa escolha.

 

domínio .pt

Um domínio específico de um país traz mais-valias a nível de SEO para empresas locais e nacionais que querem chegar apenas a este público. Assim, o seu site tem mais hipóteses de crescer localmente nos motores de busca daquela localização (que muda de zona para zona e de pessoa para pessoa). Uma desvantagem de adquirir um ccTLD é o facto de ter de comprar novas extensões para cada idioma, o que pode ser dispendioso e, como o Google associa estas extensões como sendo diferentes sites e não apenas como um só, cada um deles deve construir a sua própria autoridade (valor que o Google atribui ao site). Quanto mais autoridade um site tiver, mais oportunidade terá de alcançar uma boa posição nos motores de busca.

 

Mas deve estar a questionar-se: se o meu site tiver um nome memorável, que diferença irá fazer a escolha do domínio? Primeiro, irá querer que os seus potenciais visitantes reconheçam e confiem no seu domínio. Hoje em dia, com tantos casos de burlas na internet, os utilizadores confiam menos em extensões “fora do comum” e, por isso, um nome memorável e um TLD confiável é a combinação perfeita para posicionar o seu site no topo.

 

Note que, se necessitar de alterar o seu domínio, pode fazê-lo, mas isso irá afetar o tráfego, podendo levar meses a recuperar. Desta forma, é importante que faça uma boa escolha, para mais tarde não prejudicar os seus esforços de marketing e de SEO. Um domínio de topo é uma parte importante da estrutura do seu website. Antes de adquirir um, veja quais são as diferentes opções e quais se enquadram melhor no propósito do seu site.

 

Ainda tem dúvidas sobre o que é o domínio? Precisa de ajuda para escolher o melhor para o seu website? Contacte-nos, nós podemos ajudar!

Email: geral@acorespro.com

Tel.: 296 684 900/916 636 504

Messenger: m.me/AcoresPRO

Postado por: Cátia Soares