SERVIÇOS
Orçamentos Grátis
Plano de Marketing Digital: como criar um em 6 passos

Plano de Marketing Digital: como criar um em 6 passos

Definir um plano de marketing digital aumenta a eficácia de um negócio, pois permite otimizar recursos e tempo e evita gastos desnecessários. E sim, mesmo as empresas, que atuam num mercado pequeno como o nosso, necessitam de um plano de marketing bem estruturado.

 

Plano de marketing digital

 

Mas afinal o que é um plano de marketing digital?

Um plano de marketing digital é aquele que especifica todo o caminho a ser feito pela empresa, desde a análise atual da mesma, definição do público-alvo, os objetivos, as estratégias, as ações a ser tomadas, o orçamento e a análise dos resultados. É um erro tentar fazer ações de marketing na sua empresa sem ter claro a quem quer chegar, ou qual o motivo das mesmas, fazer só por fazer só prejudicará o seu negócio e terá mais custos desnecessários.

 

Perante as incertezas que a pandemia nos trouxe, criar este plano, para o ano que se avizinha, tornou-se mais desafiador, mas também mais importante do que nunca. A pandemia foi responsável por mudanças no comportamento dos consumidores e por uma transformação do digital. As empresas que não estavam preparadas para o online viram-se em grandes dificuldades.

 

marketing digital açores

 

Nos Açores, muitos dos empresários ainda se sentem reticentes em levar os seus negócios para o online. Isto acontece, muitas vezes, pela falta de conhecimento que têm sobre os meios digitais. No entanto, a passagem para o mundo digital é inevitável, pois é lá que a maioria dos consumidores estão.

 

Para chegar até estes consumidores é necessário definir estratégias e é aí que um plano de marketing digital entra. Este plano é tão importante para grandes empresas, como é para aquelas pequenas empresas, que têm apenas 3 ou 4 colaboradores. Na AcoresPro, podemos desenvolver um plano de marketing digital para a sua empresa e, posteriormente, os meios necessários para pô-lo em prática.

Pode começar por seguir estes 6 passos:

 

1. Conhecer o público-alvo

Quanto mais e melhor conhecer o seu público-alvo, mais facilmente conseguirá criar uma comunicação eficiente para o mesmo. O público alvo consiste num grupo de pessoas com características em comum como idade, género, profissão, aspetos demográficos, etc. Definir uma ou duas personas (personagem fictícia de um cliente ideal para o seu negócio) é essencial para o sucesso do plano de marketing. Regra geral, os clientes são o foco de um negócio, por isso é importante que os conheça como a palma da sua mão, uma vez que estes servirão de guia para a construção de um plano eficaz, direcionando-o para o cliente certo.

 

2. Definir metas e objetivos

É preciso entender quais são os objetivos que a empresa pretende alcançar. As ações a serem desenvolvidas são orientadas e delineadas com base nos mesmos. Defina objetivos claros, atingíveis e defina prazos. Sendo pouco eficazes e irrealistas podem trazer prejuízos à construção das estratégias.

 

Objetivos marketing digital

 

3. Definir estratégias

Com os objetivos bem definidos, pode delinear as melhores estratégias e ações para alcançá-los. Também, defina quais os melhores canais a utilizar. Será email marketing? Um blog? Redes sociais? É preciso perceber quais os meios que o seu público-alvo mais utiliza. Trabalhar na imagem de uma empresa é um passo crucial no reconhecimento da mesma, daí ser fundamental que invista numa estratégia eficaz e criativa, de forma a transformar objetivos em ações. Deste modo, conseguirá conquistar novos clientes, aumentar a notoriedade e contribuir para um maior reconhecimento, permitindo fortalecer a sua identidade e passar a estar mais presente na mente dos consumidores. Seja criativo e procure envolver toda a sua equipa.

 

4. Avaliar o orçamento disponível

Após definir algumas estratégias, é importante selecionar quais delas estão dentro do orçamento estabelecido. Cada um dos gastos deve ser cuidadosamente pensados de forma a determinar quanto e onde investir.

 

Orçamento marketing digital

 

5. Definir o calendário de ações

Este passo é muito importante, pois permite-lhe acompanhar as ações e perceber se estas estão a funcionar ou não. Faça uma descrição do que será feito, defina um prazo e atribua a tarefa a um membro da equipa. Isso contribuirá para uma maior eficiência e organização, melhorando a comunicação com o seu público conseguindo atingir um maior controlo e diminuir potenciais erros.

 

6. Monitorização de resultados

A monitorização consiste no acompanhamento das operacionalizações, à medida que são realizadas, para confirmar o alcance dos objetivos. De nada adianta criar um plano com as ideias bem definidas se não medir resultados. Faça um acompanhamento dos dados ao longo da implementação da sua estratégia de forma a perceber o que conseguiu alcançar ou não e no que pode melhorar. Certifique-se de fazer testes até conseguir atingir o melhor para a sua empresa. Para isso, pode usar uma métrica muito importante – ROI (retorno sobre investimento).

 

Resultados de marketing

 

Tenha em atenção que um plano de marketing digital bem estruturado e eficaz envolve muitos mais passos. Estes são apenas um ponto de partida.

 

Para elaborar um plano de marketing eficiente, fale com uma empresa especializada. A AcoresPRO apresenta uma solução completa, que começa justamente na elaboração deste plano, passando pela criação dos meios/ações, até à apresentação de resultados.

 

Fale com um dos nossos comerciais, para saber como lhe podemos ajudar a ter um ano de sucesso!

Email: geral@acorespro.com
Tel.: 296 684 900 / 916 636 504
Messenger: m.me/AcoresPRO

https://www.facebook.com/AcoresPRO

https://www.instagram.com/acores.pro/

Postado por: Cátia Soares