SERVIÇOS
Orçamentos Grátis
5 Razões porque deve registar a sua marca

5 Razões porque deve registar a sua marca

A identidade de uma empresa está diretamente ligada ao nome que definiu para representar a sua marca. E esta marca deverá ser registada o quanto antes, pois sem esse registo, você nunca terá exclusividade sobre esse nome. Assim sendo, qualquer outra empresa poderá tomar a iniciativa de registar essa marca como sendo sua, independentemente se você já a usa ou não.

No que diz respeito à Região Autónoma dos Açores, existe um grande número de empresas que não procedem ao registo de marca e não levam a sério a importância que esta tem no mercado. Não basta possuir logotipo, website e redes sociais do negócio, se o nome da marca for posteriormente registado por outrem a outra empresa não registada terá que alterar toda a comunicação da marca.

Quando alguém cria uma marca o objetivo é a procura pela sua expansão, bem como o seu crescimento e notoriedade no mercado. Portanto, o seu registo é a única forma de evitar que outra empresa se aproprie do nome que escolheu.

Registo de marca

Aqui apresentamos-lhe algumas razões por que deve proceder ao registo da sua marca imediatamente:

1. Mercado competitivo

O mercado tornou-se, cada vez mais, competitivo e o crescente número de novas marcas é o reflexo disso. Daí a importância de garantir o registo da sua marca e evitar que alguém a registe primeiro. Para além disso, este crescente número de empresas torna, cada vez mais, difícil a escolha de um nome, que ainda não esteja registado. Por isso, é sempre importante fazê-lo o mais rápido possível.

2. Poder sobre a marca

Uma das formas de garantir a segurança e o direito exclusivo de uma marca é através do seu registo. Deste modo, se houver alguma outra empresa a utilizar o nome da sua, tem plenos poderes para obter uma decisão judicial, para que esta não o possa utilizar, uma vez que a tem registada no seu nome.

Independentemente, se usa a marca há algum tempo, isto não faz com que seja sua. Imagine que usa um nome para o seu negócio há alguns anos, mas não o registou. De repente, vem uma outra empresa e regista esse nome e você é obrigado a deixar de usá-lo. Já imaginou o prejuízo que seria?

3. Evite gastos desnecessários

Se não regista a sua marca por culpa dos custos inerentes, é um grande erro, isto porque se algum dia alguém proceder ao registo do mesmo nome, terá que acatar com custos adicionais que uma mudança de nome de marca implica. Isto implica alterar todo o marketing, branding, anúncios, divulgação, e todo o restante investimento feito até então. Acredite que um pequeno investimento agora pode evitar um prejuízo gigantesco no futuro.

4. Custos e validade do registo

A validade após o registo pode ir até 10 anos, o que representa um custo muito baixo, em comparação com o valor comercial que oferece.

5. Autoridade da empresa

O seu registo garante uma maior autoridade junto do público. Também poderá usar o símbolo de marca registada junto ao logótipo da sua empresa e, assim, criar um vínculo de confiança e segurança junto dos seus clientes. Também, ao registar a sua marca, consegue ganhar uma maior notoriedade, que resulta na fidelização e captação de clientes.

Lembre-se: Não vale a pena correr riscos desnecessários e não espere por perder o direito de uso. Se trabalhou para ganhar a confiança dos seus clientes e para solidificar a sua marca no mercado, não deite tudo a perder. Pode ter a certeza de que a sua concorrência está atenta a esses possíveis deslizes.

É também importante salientar que antes de proceder ao registo de uma marca, deverá ser feita uma pesquisa, para confirmar que esse nome ainda não está a ser utilizado. Pode começar por procurar nos registos (nacional, europeu e internacional), nas várias redes sociais, nas pesquisas do Google, e noutros. Só depois de confirmar que não existe nenhum conflito com outro nome, é que deverá então registar a marca.

 

Agora que já sabe a importância do registo de uma marca, não há desculpas para não o fazer. Nós podemos ajudar com o registo a nível nacional e até podemos encontrar o nome perfeito para sua marca!

Contacte-nos para o 296 684 900 / 916 636 504 ou envie email para geral@acorespro.com.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e de se inscrever na nossa newsletter, para estar sempre a par das novidades.

Postado por: Sílvia Leite